sexta-feira, 20 de março de 2009

Por que Avaliar ?

POR QUE AVALIAR?

Está pergunta nos reflete vários questionamentos por que avaliar? Será que só os educandos são avaliados ou os educadores também. Vamos primeiro compreender que avaliação é um processo contínuo de aprendeizagem no qual professor e aluno devem interagir para a construção do conhecimento coletivo, certo. Então avaliação é uns dos instrumentos que nós professores utilizamos para avaliar nossa maneira de repassarmos os conteúdos e fazermos um diagnóstico preciso sobre o desenvolvimento de nossos alunos . Avaliação não pode ser vista como mecanismos de reprovação ou repetições assuntos.

AVALIAÇÃO INSERIDO NA TENDÊNCIA TRADICIONAL

Na tendência pedagogica com a tradicional o professor sendo o centro e os alunos todos em fileiras sabe não tem nenhuma interação entre professor e aluno . "TRADICIONAL- A avaliação é realizada predominantemente visando á exatidão e a reprodução dos conteúdos comunicados em sala de aula."
O professor sempre avaliando o educando com bases numa pedagogia bancária.Entretanto o Luckesi fala que a avaliação não pode ser vista pelos parâmetros de Reprovação do aluno e sim para desenvolvimento e a construção dos conhecimentos coletivos dos alunos. Podemos ver existe até mesmo dentro das universidades quando os professores jogam matérias e alunos estudam e não conseguem um bom rendimento de aprendizagem. Penso que a avaliação é um momento no qual temos que avaliar o professor e nós mesmo alunos pois trata-se de uma análise de verificação para ambos no contexto de verificação dos conteúdos e não apenas como uma simples nota pois o que adiante tirar dez e não ter contextualizado nada e os mesmo apenas decorou os assuntos. Por isso vejo que toda avaliação é um processo contínuo a ser construido entre professor e educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Façam seus comentários no campos abaixo!
abraços!